Câmara moderniza Processo Legislativo
08/09/2021

A Câmara Municipal de Conceição do Coité, por iniciativa de seu Presidente Vereador Betão (PT), desde o início da atual Legislatura, passou a utilizar-se de produtos do Interlegis para aperfeiçoamento do Processo Legislativo. O Programa Interlegis é um programa do Senado federal e nasceu em 1997, da vontade de integrar todas as Casas Legislativas no caminho da modernidade, e dar condições para que cada uma delas pudesse desempenhar com eficiência e transparência as atividades administrativas e legislativas.

A Câmara Municipal de Conceição do Coité adquiriu os seguintes produtos do Interlegis:

- o SAPL - Sistema de Apoio do Processo Legislativo - é um sistema web com uso de softwares livres para organizar, arquivar e consultar as informações legislativas – já em pleno funcionamento desde o mês de março no seguinte endereço https://sapl.conceicaodocoite.ba.leg.br/;

- o Portal Modelo - em fase de implantação - é um produto que oferece a implantação de um portal na Internet para as casas legislativas atendendo as necessidades da Câmara como também às exigências dos órgãos de controle externo, em especial o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia - TCM-BA.

O novo site do Legislativo em breve estará ativo plenamente no endereço https://conceicaodocoite.ba.leg.br/com o que há de melhor na disponibilização de informações legislativas e transparência, chancelado pelo Senado Federal.

O domínio "LEG" é o domínio apropriado para as Câmaras Municipais e já está sendo utilizado por várias Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

O antigo domínio ".com.br" continuará ativo até a total migração dos dados para o novo domínio “ba.leg.br”. A equipe de trabalho responsável pela migração, atualização e manutenção já foi  formada e treinada, estando no aguardo da publicação de ato oficial por parte da Presidência.

Todos esses produtos não terão custo algum para a Câmara, pois será gerido e mantido pelo Senado Federal.