Noticias


CORONAVÍRUS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER
18/03/2020

A Organização Mundial da Saúde ofereceu orientação aos países sobre como eles podem se preparar para evitar o alastramento da pandemia, incluindo como monitorar os doentes e como tratar os pacientes.


O Coronavírus (covid-19)é um grupo de vírus comum entre os animais. Em casos raros, ele é o que os cientistas chamam de zoonótico, o que significa que pode ser transmitido de animais para seres humanos, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.


Os sintomas do Coronavírus incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.


Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance do vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite.


O Coronavírus leva mais tempo para desenvolver sintomas. Até hoje, os pacientes têm uma experiência de tosse leve por uma semana, seguida de falta de ar, levando-os a visitar o hospital. Até o momento, cerca de 15% a 20% dos casos se tornaram graves, exigindo, por exemplo, ventilação no hospital.


Quando se trata da transmissão de vírus de humano para humano, geralmente acontece quando alguém entra em contato com as secreções de uma pessoa infectada, como gotículas na tosse.


O vírus também pode ser transmitido pelo espirro, aperto de mão, ao tocar em algo que uma pessoa infectada tocou e depois em sua boca, nariz ou olhos


Não há tratamento específico, mas a pesquisa está em andamento. Na maioria das vezes, os sintomas desaparecem por conta própria e os especialistas aconselham a procurar atendimento precocemente. Se os sintomas forem piores que um resfriado comum, consulte seu médico.


A recomendação é para beber bastante líquido, ficar em repouso e em isolamento.


Não há vacina para se proteger contra essa família de vírus.

Você pode reduzir o risco de infecção, evitando pessoas doentes.


Tente evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Lave as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. O álcool em gel a 70º é um grande aliado para a higiene das mãos e combate a vírus.


Consciência é a chave. Se você estiver doente e tiver motivos para acreditar que pode ser o Coronavírus por ter entrado em contato com alguém que veio de viagem internacional nos últimos 21 (vinte e um) dias, ou mesmo teve conato com alguma pessoa infectada, procure tratamento precoce.


Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e desinfete os objetos e as superfícies em que for tocar.


Evite aglomerações, contato físico, beijos, abraços, apertos de mão. Saia de casa somente se estritamente necessário.