Audiência pública: A presença da UNEB no território do Sisal
10/09/2019

A Câmara de Vereadores de Conceiçãodo Coité (BA) realizou, no dia 28 de agosto, Audiência Pública para debater aimportância da presença da UNEB no Territóriodo Sisal. A Audiência contou com a presença das Senhoras Rosana Vieira, Diretorado Departamento de Educação/Campus XIV; Rosana Mara Rodrigues, Coordenadora doCentro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial; RonaldaBarreto, Coordenadora Geral da Associação dos Docentes da UNEB eoutros representantes da instituição de ensino superior daBahia.  A audiência também contou com a participaçãoda maioria dos Vereadores, exceto os vereadores Iêdo Cirino, Betão e Araújo,que tiveram suas ausências justificadas. Também integraram a Mesa o ex-prefeitoEwerton Rios de Araújo e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte,Perpetua Sampaio.

Em discurso de abertura, o Presidenteda Câmara, Ernandes de Tó, discorreu sobre a metodologia de funcionamento das AudiênciasPúblicas promovidas pelo Poder Legislativo, cuja pauta é norteada  pelo diálogo com os membros da sociedade,objetivando buscar alternativas para solução de problemas de relevanteinteresse público.  Agradeceu a participaçãodas autoridades, das pessoas formadoras de opinião que estavam presentes e todaa comunidade da UNEB de Coité e Bahia.

A Diretora doDepartamento de Educação/Campus XIV, Sr.ª Rosana Vieira, apresentouos dados da Universidade, mostrando a efetividade e o alcance a instituição temem Coité e em todo território baiano.

Destacando algumas pessoas, aprofessora Rosana Mara Rodrigues, Coordenadora do Centro Acadêmicode Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, mostrou o que é o campo da(AECDT) e todas as suas possibilidades. Seguida pela professora Ronalda Barreto,coordenadora Geral da Associação dos Docentes da UNEB, mostrandocomo a categoria dos professores tem se organizado e trabalhado; também tivemoso estudante Saulo Cardoso, representante do movimentoestudantil, falando sobre a atual situação dos estudantes nos programas de permanênciae de inclusão de cotas nas universidades.

O ex-prefeito, Ewerton Rios Araújo,em destaque, falou um pouco sobre a história da implantação da UNEB em Coité edas dificuldades enfrentadas à época.  O Sr.Carlos Henrique ressaltou as dificuldades antes de ter a UNEB para se cursar oensino superior em Coité; enfatizou o apoio do Governo Municipal e a falta deapoio do Governo Estadual.

Também usaram da Tribuna Edite Faria, Neila Roberta, A SecretariaMunicipal de Educação, Cultura e Esporte, Perpetua Sampaio; e Vereadorespresentes. Todas as falas podem ser conferidas na Ata Oficial publicada noDiário oficial da Câmara Municipal de Conceição do Coité.

Redação Coité News